Visão estratégica: o que é e porque todo empreendedor precisa ter

Visão estratégica: o que é e porque todo empreendedor precisa ter

Você consegue tomar decisões importantes e analisar as situações com uma visão macro? Consegue entender os impactos de uma ação antes mesmo de acontecer? Sabe definir e seguir o planejamento da empresa analisando seus KPI’s? 

Não sabemos se a sua resposta foi “sim” ou “não”, mas sabemos qual é a habilidade responsável por isso: visão estratégica. 

O que é visão estratégica? 

Visão estratégica é a habilidade de fazer o planejamento do futuro do seu negócio e definir as metas para chegar lá. 

É por meio dela que é definida a direção que a empresa quer seguir, quais são os objetivos para o futuro e a partir daí, estabelecer as metas no presente pra alcançá-los. 

O conceito de visão estratégica consiste em listar as prioridades da empresa e excluir desta lista qualquer coisa que não seja essencial para alcançar os objetivos. Planejar no presente para ter sucesso no futuro! 

Por que visão estratégica é importante? 

Segundo dados do Sebrae, 60% das empresas fecham em até 5 anos de atividade. Em 55% destes casos, o empreendedor não tinha um plano de negócios. 46% não conheciam seus clientes. Parece absurdo? Então vamos ao ponto principal: 

40% das empresas que fracassaram não tinham objetivos e metas definidos.

A visão estratégica do negócio é primordial para que a liderança e todos os colaboradores e envolvidos saibam exatamente onde querem chegar e o que precisam fazer para ter sucesso. E não estamos falando só de grandes organizações, CEOs e líderes de multinacionais. Não importa o tamanho do seu negócio, sem planejamento e disciplina, sinto lhe dizer que inevitavelmente você está fadado ao fracasso. 

Ter visão estratégica é essencial para empreendedores e para quem ocupa cargos de liderança na empresa. Geralmente o planejamento dos macro-objetivos são feitos por estas pessoas, mas é importante que não pare por aí. 

Da mesma forma que ao abrir a empresa são definidos missão, visão e valores que serão seguidos por todos ligados a ela, é primordial que os objetivos principais sejam compartilhados e seguidos por todos os envolvidos. Não é algo para se alcançar sozinho. 

Sem planejamento, como será feita a gestão do time? Quais indicadores serão acompanhados? Se a empresa não sabe quais são seus objetivos principais, como esperar que seus colaboradores tenham engajamento e direcionamento?  

Para saber se está no caminho certo, primeiro passo é saber onde quer chegar! 

Como desenvolver a visão estratégica? 

A boa notícia é que a visão estratégica é uma habilidade que pode ser desenvolvida, treinada. Isso vai exigir uma outra habilidade também muito importante: disciplina.  

Para aprimorar a visão estratégica, separamos 5 dicas pra você:

1 – Aprenda com quem sabe mais que você 

Converse com outros empreendedores e entenda sua trajetória, quais as principais dores, os casos de sucesso e como são definidos os objetivos. Vou te dizer o porquê: ainda segundo o Sebrae, 61% dos empreendedores que fracassaram não procuraram ajuda antes de abrir o negócio. Este dado alarmante nos deixa um aprendizado: aprender com quem já sabe é melhor do que querer ir sozinho.  

Conhecer pessoas com interesses em comum é uma ótima oportunidade para ficar atualizado no mercado. Isso ajuda a perceber vantagens competitivas, além de conhecer melhor os concorrentes. Você pode conectar-se a outros profissionais em feiras, eventos, grupos, entidades de classe e redes sociais.

2 – Estude, pesquise e questione 

Não há outra forma de se tornar bom em algo: estude. Estude muito! Leia muitos livros, acompanhe grandes líderes, estude a trajetória de empresas de sucesso como Amazon, Apple, Microsoft, Magazine Luiza, Netflix e Nubank. 

Para ter visão estratégica é importante ter a visão do todo. Para isso, pesquise sobre administração, liderança, marketing, economia e tecnologias. Se não souber por onde começar, opte pelo básico. Se você ainda não leu pelo menos 4 dos livros abaixo, comece por aí: 

  • Fundamentos da Administração Estratégica, por Arhur A. Thompson Jr., John E. Gamble e Maria Lucia G. L. Rosa 
  • Marketing 4.0: Do tradicional ao digital, por Philip Kotler 
  • A arte da guerra, por Sun Tzu 
  • A Loja de Tudo – Jeff Bezos e A Era da Amazon, por Brad Stone 
  • Alibaba – Estratégia de Sucesso, por Ming Zeng 
  • Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, por Simon Sinek 

Além disso, não se contente com respostas simples. Conheça as razões que levaram à determinada decisão: o que precisou ser ponderado? Quais eram as outras possibilidades? 

3 – Conheça o histórico do mercado 

Estamos falando aqui de visão de futuro, certo? Mas é inegável que para definir metas para o futuro, é preciso conhecer a trajetória.  

Se você ainda vai empreender, é possível desenvolver a visão estratégica pesquisando o mercado, os clientes, o cenário econômico e os dados históricos de empresas do mesmo setor. Quais são as sazonalidades quem podem impactar seu negócio? Quais os riscos? O que as empresas de sucesso fizeram para se diferenciar? Por quais crises passaram e o que fizeram para sair delas? 

Se você já empreende e/ou está numa posição de tomada de decisão na empresa atual, se pergunte: quais ações levaram a esta situação? O que poderia ter sido diferente? Numa proporção 80/20, quais são os maiores impactos e como resolvê-los? 

Entender a trajetória pessoal, de mercado e da empresa é essencial para traçar objetivos mais assertivos no presente e aguçar a visão estratégica. 

Sendo um visionário, após ter os objetivos bem definidos você se antecipa ao que pode acontecer dentro da sua estratégia e não entra em um looping ao repetir fórmulas que têm dado errado. Pessoas com essa característica identificam tendências no mercado e eliminam riscos ao aproveitar melhor todas as oportunidades. 

4 – Saiba definir os objetivos de curto, médio e longo prazo 

Assim como na vida pessoal, em toda organização é necessário ter bem definidos os objetivos de curto, médio e longo prazo.  

Vamos dar ‘um passo atrás’: você tem a visão estratégica da sua vida pessoal? O que você quer para os próximos 6 meses? E em 1 ano? Onde você quer estar daqui a 5 anos? 

Se não consegue responder a estas perguntas sobre si mesmo, dificilmente conseguirá definir para uma empresa.  

5 – Tenha visão macro, sem perder os detalhes 

Visão estratégica implica em pensar em todos os impactos, setores, cenários e oportunidades. Como já dissemos: olhar o todo. Mas isso não quer dizer que você não precisa se aprofundar nas informações. Muito pelo contrário: é preciso conhecer o negócio a fundo, os objetivos, os setores, produtos e pessoas. Ao definir os objetivos e fazer o planejamento estratégico da empresa, você precisa listar as possíveis falhas e como pode corrigi-las.  

Como aplicar a visão estratégica na prática? 

Até aqui você já entendeu que por meio da visão estratégica é possível posicionar a empresa para conquistar mais resultados e realizar seus objetivos. Mas como aplicar este conceito na prática? Vamos lá: 

1 – Conheça bem o seu objetivo 

Para ter uma visão estratégica, é fundamental estabelecer o objetivo principal, que será o motivador para que as ações sejam realizadas e tudo faça sentido. 

Importante que se tenha UM objetivo maior, a longo prazo. Ele será a força motriz que desencadeará os macro e micro objetivos. Todas as metas e objetivos estabelecidos devem ter relação direta ou indireta com o objetivo motriz. Dessa forma, fica mais fácil priorizar as ações: se determinada atividade não gera resultado e não ajuda a ficar mais próximo do objetivo principal, não é prioridade ou não deve ser feita. 

Importante também ter consciência das forças e fraquezas envolvidas, e analisar as oportunidades e ameaças. Você pode identificá-las ao aplicar a ferramenta Análise SWOT. Ao fazer isso, você perceberá os possíveis cenários e se preparar. 

2 – Faça um planejamento estratégico 

Um bom planejamento estratégico permite analisar o objetivo principal como uma linha do tempo imaginária. Com isso, você percebe quais ações devem ser feitas para alcançar o alvo. Comece respondendo às perguntas: 

  • Onde estou? 
  • Onde quero chegar? 
  • O que devo fazer para chegar lá? 
  • Quais problemas podem surgir? 
  • Como resolvê-los? 

3 – Colha o máximo de informações 

Você não está sozinho: traçar objetivos a longo prazo não é uma tarefa fácil. Portanto, converse com pessoas de outros setores da empresa ou outros segmentos e faça a leitura a longo prazo do mercado em que está inserido. 

Quais foram os movimentos principais do mercado nos últimos 5 anos? As empresas/pessoas que te inspiram seguiram quais tendências?  

Outro ponto importante é: o objetivo é alcançável? Em quanto tempo? Isso precisa ficar claro para todos os envolvidos. Se uma atividade está indo contra o objetivo principal, você tem uma lacuna a ser resolvida. Isso pode acontecer por dois motivos: ou o objetivo não ficou claro (não sabe exatamente onde quer chegar), ou as metas não foram bem definidas (não sabe como chegar lá). 

As palavras chave nesta etapa: informação, comunicação, acompanhamento, ação

Ficou claro que a visão estratégica é essencial para ter sucesso em qualquer negócio, certo? Além disso, é importante também executar outras ações importantes para aumentar as chances de sucesso do seu negócio, como: planejamento estratégico, definição de KPI’s, relacionamento e fidelização de clientes e plano de negócios. 

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